segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Tempo a Mais

Estamos num ano bissexto, isto é, temos mais um dia para gozar no mês de Fevereiro... mas ao contrário do que muitos possam pensar, o dia "a mais" não é o 29 mas sim o 24, pois o Papa Gregório, que implementou o nosso calendário (Gregoriano) pretendia que naquele ano de 1582, em que teve início a contagem dos anos bissextos, a Páscoa incidisse no equinócio de Verão. Agora, porquê que se chama "Ano Bissexto"???? Porque os romanos colocavam nomes aos dias. O primeiro dia de cada mês seria Calendae e os últimos dias designavam-se de acordo com o tempo que ainda faltava para o primeiro dia do mês seguinte. Assim, o dia 23 de Fevereiro seria o 7º dia antes da Calendae de Março, o o 26 de Fevereiro seria o 4º dia antes da Calendae de Março, por exemplo. Ora como o dia que se duplica é o 24 dia de Fevereiro, ocorrem 2 vezes o 6º dia antes da Calendae de Março, daí o nome Bissexto. Confuso??? E outro pormenor muito importante é que se associa ao ano bissexto uma quantidade enorme de mitos, embora tenha exstido uma tradição interessante na Escócia. Nos anos bissextos eram as mulheres e não os homens que escolhiam quem queriam para marido. E se o cavalheiro não aceitasse tinha que pagar uma multa.Bons velhos tempos...

15 comentários:

Bomboca disse...

Eu gosto destes momentos de curiosidades...
Fiquei a saber que é a minha oportunidade de arranjar "homi" se não, só em 2012... Hummmm, acho que ainda vou a tempo!!! :)

FM disse...

A menina Sara podia era revelar onde vai "buscar" estas informações e em que é que se inspira... (risos)
Beijos com... Prazer em lê-la, sempre.

liamaral disse...

Onde é que posso escolher?!

Olá!! disse...

OHHHHHHHHHHHH
;)))) gostei da parte da multa...
Não queres? zumbaaaaaa hehe

Olá!! disse...

Sara, tambémm fiquei com pena de não nos termos encontrado, mas fica para a próxima, pois sei que vai haver próximas...
Beijinhos

paulofski disse...

Mais uma curiosidade bem curiosa!
No entanto fiquei ainda a coçar a mioleirinha!...
Porque é o bissexto de 4 em 4 anos?

Beijos respeitosos.

Cristina disse...

Bom! É este ano que caso. Só pode!

Há outros mitos? Podias contar. Vá lá! Gosto tanto destas curiosidades. Podias contar! Vá lá!

Hei! Vocês aí, ajudem lá a pedir ...

Fui ...

Beijos e cerejas !!!

Xanda disse...

Continuando... vá lá conta-conta eh eh eh!
O mês de Fevereiro é assim, especial... (risada) é o meu mês.
Gosto de ler estas curiosidades, interessantes.

Olá!! disse...

Passei e deixo um beijinho especial

Olá!! disse...

Tem uns mimos lá no meu canto
Beijinhos

Olá!! disse...

Parabénsssssssssssss
Sente um abraço carinhoso.
O meu post de hoje é para vocês (os 3)

Sunshine disse...

Pode-se escolher quem se desejar? É que agora de repente lembrei-me de um que pagaria multa !lol
Muitos parabéns.
Um beijinho com o calor do Sol

Olá!! disse...

Passei para ver se está tudo bem e deixar um beijo duplo.

PS. Tens dois spam nos comentários... seria melhor apagar, alguns têm virús.

Sara disse...

Paulo,
para matar a tua curiosidade, os anos são bissextos de 4 em 4 anos, porque o tempo que a Terra demora a dar a volta ao sol (365,25 dias) difere 6 horas todos os anos do ano marcado nos calendários (365 dias certos). Para resolver esta diferença optou-se por acrescentar um dia assim que a totalidade das horas a mais fizesse um total de 24 horas, a duração de um dia. E isso só acontece de 4 em 4 anos (6horas X 4 anos). Outro pormenor, os anos bissextos têm que ser múltiplos de 4 e nao de 100 (2008, 2012) ou múltiplos de 400 (2000, 2400). Espero que tenhas ficado esclarecido :)

paulofski disse...

Grato pelo teu cuidado em esclareceres a minha dúvida.

Beijo amigo