terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Descobrir Mentiras

Quem nunca mentiu levante a mão!!! Ninguém levanta a mão? Pois...é que segundo algumas estatísticas, mentimos cerca de 200 vezes por dia. Claro que são mentiras inocentes, do género "essa roupa é linda", não estás nada mais gorda", "atrasei-me no trânsito". Estas mentiras são sociais e como tal são também aceitáveis. O que interessa mesmo são as Outras mentiras, aquelas que gostaríamos mesmo de detectar.Na verdade existem técnicas para avaliar se as pessoas estão ou não a dizer a verdade. Quando é que devemos desconfiar??? Bem, quando alguém nos mente, tem tendência a repetir a pergunta que foi colocada (para ganhar tempo para pensar), coloca objectos à frente (para se sentir mais segura), uma ou as duas mãos tendem a tocar na cara (forma inconsciente de "calar" a boca para não falar demais), tenta mudar de assunto (para sair do assunto perigoso), acrescenta muitas informações (para convencer mesmo que não é mentira) e enquanto fala olha para cima e para a direita, no caso de escrever com a mão direita ( porque o lado direito do cérebro é o lado criativo, o que significa que a pessoa está a "criar" uma resposta). Claro que a nossa intuição também tem voz no assunto e não há nada como confiar nela. Agora só nos mentem se deixarmos!

10 comentários:

liamaral disse...

É claro que também minto! As tais mentiras sociais que falas, acho que é normal! Mas as "outras", não me peçam, não sei mentir! Coro, fico atrapalhada, engasgo-me, enfim... Descobrem de certeza e não precisam estar muito atentos!!

Beijo

FM disse...

É o que eu digo, uma pessoa está sempre a aprender... até a mentir disfarçadamente. (risos)

amigona avó e a neta princesa disse...

Mas também se diz: mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo!!!Voltarei...

Bomboca disse...

Estou contigo Liliana (eh pá, isto está se a tornar um hábito)!!!
Também sou uma péssima mentirosa mas etnho a sorte de conseguir captar as mentirinhas pouco piedosas que me tentar dizer. isso é bom porque só nos enganamos quendo queremos. O pior é isso mesmo, quando fazemos de conta que não nos importamos... ;)

Sara disse...

Lili
quando te engasgares, vou olhar para ti com um olhar inquisidor...:)

FM
tu és o único que não pode ler estes textos. Há coisas que prefiro que não saibas.

Amigona avó e a neta princesa
obrigada pela presença. Volte sempre, mas sem coxear :)

Aninha
em certas alturas a inteligência manda-nos ignorar uma mentirinha...às vezes é mesmo melhor.

Sunshine disse...

Também se diz" A verdade vem sempre ao de cima." ou "A mentira tem perna curta".
Mentir mesmo não consigo, não faz parte do meu feitio e além disso dou logo nas vistas:coro muiiiito e fico atrapalhada.
Beijinhos

Olá!! disse...

Acho que ser hipócrita e ser mentiroso não é bem a mesma coisa...apesar de que, normalmente, quem é uma coisa é a outra...
Mentir é feio, muito feiooooo... mas eu já menti e, também, já fugi da mentira...
Beijossssssss

Xanda disse...

Eu não consigo mentir, além de achar que não é correcto começo logo a rir... não consigo.
Infelizmente já detectei várias mentiras, pior, tb já reparei que existem pessoas que p/ elas mentir é normal, isso faz-me uma certa confusão.
Gostei dos posts, passarei cá mais vezes, bjnhs

Suzana lux disse...

Oi Amiguita...

Parabéns por mais um cantinho, pois tenho acompanhado o outro, Íris de Luz...

O jeito para estas coisas é muito pouco e o tempo era menos ainda, agora que espero a chegada da cegonha tranquilamente em casa já posso passar mais vezes, não prometo ser sempre audaz, pela falta de jeito e porque roubo muito espaço quando escrevo, mas vou passando...

Beijokas da Filipa tambem, que quer estar sempre perto quando escrevo a alguém especial para nós...

A mentira: pois é, posso infelizmente dizer que sofri muito mas muito mesmo quando Amei alguém que tem a mentira no sangue, será que essas pessoas podem ser ajudadas???Estragam a própria vida e a de quem as rodeia, e nem se dão conta, acho...

Beijokas de Saudades...

paulofski disse...

eu não digo mentiras cof...cof...
digo inverdades.

Bom fim de semana