segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A Origem do Aniversário

E porque todos os dias se celebra, pelo menos, um aniversário no mundo, é interessante saber qual a origem desta festividade. A palavra "aniversário" é de origem latina proveniente da união dos vocábulos annus (ano) e vertere (voltar), sendo então "aquilo que volta todos os anos". Esta celebração tem início na Gréca, onde todos os anos se homenageava a Deusa da caça, Artémis, com um bolo e várias velas para simbolizar o luar. Este costume chega à Europa (Alemanha) na Idade Média, onde os camponeses celebram o aniversário das crianças com um bolo, o número de velas correspondente à idade da criança e uma vela a mais para simbolizar a luz da vida. Tudo isto era realizado ao amanhecer, quando a criança acordava...Ainda bem que agora é mais à noite, senão muitas pessoas bem-intencionadas podiam ficar com o bolo...na cara!

6 comentários:

FM disse...

Ainda há muita gente que merece levar com o bolo na cara. Crescem, crescem enão aprendem... Por outro lado, é bom celebrar a VIDA e coleccionar os anos e experiências que ela nos proporciona.

Olá!! disse...

Ainda venho com a ideia dos rabiscos do post anterior, nunca mais rabisco nada.... ;)))

É bom fazer anos, sim, sinal que estamos vivos, apesar de muitos só o aparentarem... coisas da vida

Beijosssssssss

liamaral disse...

Muito interessante!
Beijo

Bomboca disse...

O meu este ano vai ser comemorado em grande. Pelo menos assim o espero, afinal de contas é a 8ª vez que faço 22 anos!!! :)

Sara disse...

FM
eu concordo contigo. Mas não se deve desperdiçar um bolo dessa forma. Mais vale saboreá-lo!

Olá
rabisque muito. Comigo resulta porque me ajuda a concentrar. E sim, também me parece que muita gente não está a aproveitar a vida, pelo menos retiremos daí o exemplo para não copiar esses exemplos.

Lili
Obrigada!

Aninha
aposto que celebras o teu aniversário, desde há 8 anos para cá, num certo bar ali para os lados de Gaia :)

Anónimo disse...

Bá nem sabia disso!!!

Nossa cada coisa hein:/

beijos