segunda-feira, 21 de abril de 2008

Fenómeno Polar

Se tem insónias, procure viajar para um país como a Suécia, Finlândia ou Islândia. Parece que por lá, é possível assistir a um fenómeno que requer que se esteja com os olhos bem abertos: Aurora Boreal. Antes de mais, esta designação deve-se à união de dois nomes de Deuses. Aurora, deusa grega do alvorecer e boreal, que surge do deus grego dos ventos fortes, Bóreas. A designação de Aurora boreal apenas existe no Pólo Norte, pois no Pólo Sul é designado por Aurora Austral, apesar da explicação do fenómeno ser a mesma. O que acontece é que se forma no céu uma luminosidade difusa, que pode ser vista quando o sol está abaixo da linha do horizonte. O Sol emite uma grande quantidade de partículas electricamente carregadas, prótons e elétrons, originando o vento solar. Ao atingir as altas camadas da atmosfera da Terra, essas partículas electrizadas são capturadas e aceleradas pelo magnetismo terrestre, que é mais intenso nas regiões polares. Essa corrente eléctrica colide com átomos de oxigénio e nitrogénio - num processo semelhante que permite acender uma lâmpada florescente. Esses choques produzem radiação em diversos comprimentos de onda, gerando assim as cores características da aurora, ou seja, tonalidades fortes e cintilantes que se estendem até 2000 quilómetros.Enquanto a luz emitida pelo nitrogénio tem um tom avermelhado, a do oxigénio produz um tom esverdeado ou também próximo do vermelho. Há países onde a insónia pode recompensar...

6 comentários:

Mary disse...

Deve ser liiiindo...
Guardei a sugestão...quem sabe um dia não vejo ao vivo?!!
beijinhos Sara

Olá!! disse...

Dizem que lindo... nunca vi, mas confesso que ando com insónias... vou falar com o VSuzano, quem sabe ;)))
Beijinhosssssssssssssss

paulofski disse...

É, de facto tem noites que acordo com a inSónia, não sei bem porquê mas depois custa-me a voltar a dormir!

Uma dúvida! É a este fenómeno que dão o nome de "sol da meia noite"?

Beijinho.

liamaral disse...

Deixem-me armar em viajada e dizer que ja estive na Finlandia, mais propriamente em Rovaniemi e assisti a este fenomeno! E realmente lindo, muito lindo!

E o Pai Natal? Um Amor, apesar dos seus 2 metros e 10.

:))

Beijo Doce

FM disse...

Estou com insónias hoje... Por que é que não me "mandaste" para um desses países?!? (risos)
Continua a escrever, fica-te bem...
Beijos com... TUDO!

Rita Galante disse...

Olá Sara, como é que vai esse ser lindo dentro da barriguita?

Andei um pouco afastada porque tive uma missão a ser cumprida com a uma das minhas Pequenas Almas. Mas agora já estou de volta.

Adoro o espectáculo maravilhoso que as auroras boreais nos proporcionam. Nunca vi ao vivo, mas não me importava nada... Deve ser emocionante!

Beijinhos cheios de Amor, Paz e Luz!