terça-feira, 4 de março de 2008

O Milagre do Sol

Com o progresso da humanidade, certos hábitos foram sendo alterados. Agora há necessidade de esticar um tempo já curto para realizar tantas coisas, daí que a descoberta da luz artificial tenha sido importantíssima, uma vez que desta forma não se está tão dependente da luz solar. Pois foi precisamente após a descoberta da lâmpada e do uso crescente da electricidade que o Homem se deparou com a maior das doenças: a depressão! A depressão é uma falta de energia que conduz à restrição de movimentos e comportamentos no sentido de "poupar" essa pouca energia...pois muitas vezes a carência energética, a depressão, as insónias ou a irritabilidade (e um leque variado de doenças) podem muito bem ser combatidas com a maior fonte de cura: o sol!!! Nada de espantar: o sol é um importante catalizador da produção de uma substância química cerebral (seretonina) que é reguladora do humor, do apetite e dos níveis de energia. Durante o sono, produz-se serotonina para ser usada no dia seguinte. Se se produzir esta substância em quantidade suficiente, então acordamos com energia e boa disposição, de contrário, acordámos irritados ou com pouca disposição. Portanto, não há nada como um pouco de exercício e apanhar sol suficiente. Não é por acaso que a luz do sol dividida (arco-íris) tem precisamente as cores dos nossos 7 principais centros energéticos (chakras). Para finalizar, 2 dicas: tentar, na medida do possível, observar o pôr-do-sol (sem óculos de sol nem janelas pelo meio); colocar as mãos em concha ao sol por um momento e depois colocá-las sobre o coração. Já agora, nada de depressões!

6 comentários:

Olá!! disse...

E no Inverno... México connosco, certo???? ;))))
Beijinhosssssssss

paulofski disse...

"não há nada como um pouco de exercício e apanhar sol suficiente".

Eureka!!! Já estou a entender porque raio enfiei na moleirinha que andar de bicla logo de manhazinha me faz um bem danado.

Beijo

Sandra T disse...

Por isto sempre que saio à noite e perco o dia seguinte a dormir fico com uma neura fenomenal!

Sara disse...

Olá
o sol do México fez reamente um "milagre" :), mas sol é sol e não interessa a estação do ano ou o clima que faz. O que interessas mesmo é estarmos ao ar livre.

Paulofski
continua com esse hábito saudável...pode ser qe nunca precises de Xanax ou Prozac :)

Sandra t
mais vale dormir pouco do que perder o dia. É anti-natura e provoca mesmo irritabilidade.

liamaral disse...

Sim senhora, não haja dúvida que estas duas dicas são óptimas!! Já tenho saudades de estar oa sol!!
Beijo

FM disse...

Pronto, agora vou ter que retirar os óculos de sol... (risos)
O que esta mulher sabe, meu Deus... (sorrisos)