quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Bocejo Inconveninte

Não existe nada mais constrangedor do que estar a ouvir alguém falar, ter necessidade de mostrar interesse e no entanto...não ser capaz de parar de bocejar!!! Mas a pergunta que se coloca é: afinal, para que serve este "abrir a boca de forma incontrolável"? Ainda não há certeza quantoà função do bocejo, mas existem 3 teorias relacionadas com este acto involuntário:

- bocejamos quando há um aumento do dióxido de carbono e o bocejar leva a pessoa a obter maior quantidade de oxigénio. Segundo esta teoria, é por isso que bocejamos mais quando estamos rodeados de pessoas num ambiente fechado.

- é um residual da evolução humana, pois parece que os nossos ancestrais faziam uma espécie de bocejo para mostrar aos rivais os dentes, sendo este um ritual de confronto.

- é um alerta inconsciente para situações de tédio ou cansaço.

Mais recentemente, alguns cientistas acreditam que bocejar aumenta a concentração, atenção e clareza mental, precisamente por permitir que haja mais afluxo de oxigénio no sangue. Não é por acaso que quando se tem sono ou quando se está a fazer algo importante se boceje. Quanto ao intrigante "contágio" de bocejos, os mesmos cientistam defendem que é para aumentar a concentração do grupo, isto é por empatia. É interessante que os cães também se deixam contagiar pelo bocejo humano. Outro estudo surpreendente, revela que quanto mais quente está a pessoa ou o ambiente ao redor da mesma, mais tendência tem para bocejar, revelando que o cérebro funciona melhor quando está frio.
Talvez seja por isso que nos países quentes se boceje mais e trabalhe menos...

5 comentários:

paulofski disse...

Agora fiquei intrigado! Acabei de tomar um cafézinho após o jantar e mesmo assim, aqui à frente do monitor, dá-me aquele bocejo incontrolável como se o meu cérebro quisesse hibernar. Estarei cansado ou o monitor acabou de bocejar para mim? Acho que convém ir arejar um pouco a cabeça!

Beijo

Sara disse...

Paulofski
é bem provável que só de olhar para a fotografia tenhas bocejado...mistérios...eu acabo agora de bocejar :)

liamaral disse...

Eu bocejo bastante e sabe-me muito bem!!
:) Beijinho

Vitor disse...

uuuuuuááááááááaáá´



uruuuurrrfrrffffff




............................ (o)

Não Sou... disse...

Por acas bocejo algumas vezes e sabia que a maior parte das vezes não era por tédio ou cansaço...
Beijos