domingo, 28 de dezembro de 2008

Natal...ou Yule???

Muito antes de Jesus nascer (que aliás, segundo alguns burburinhos terá sido em Maio), já os pagãos celebravam algo semelhante ao nosso Natal. A dita celebração estava relacionada com o solstício de Inverno, quando a noite é mais longa do que o dia e quando o Rei Sol vence o Rei das Sombras já que, a partir deste dia ( 21 de Dezembro n Hemisfério Norte), os dias começam a ser mais longos do que a noite. Nessa ocasião festejava-se acendendo lareiras para dar vida ao sol, decoravem-se os pinheiros da floresta para representar as almas que já partiram e penduravam-se presentes sagrados para as deidades. Com a divulgação do cristianismo, começa a ser praticamente obrigatória a celebreção do nascimento de Cristo, sendo que a forma mais eficaz de obrigar os pagão a aderir seria datar essa celebração para uma data que coincidisse com a festa do nascineto do sol. Daí que actualmente o Natal seja festejado recorrendo a tradições pagãs (o pinheiro, oferta de prendas e até mesmo na alimentação). Então a questão fica no ar...o que temos de facto andado a celebrar???

5 comentários:

FM disse...

Eu, confesso, tenho andado a celebrar a Família, a Vida... E isso é, para mim, o mais Importante, o que realmente Interessa.
Tenho pena de não ser Natal todos os dias... Ou melhor, de não ser Família todos os dias...

Suzana lux disse...

Que giro, sempre interessante cada post...

De facto a data pouco importa, o que é bom é ter ao nosso lado os que AMAMOS e nos fazem sentir bem e Felizes, sejam a familia, os amigos ou quem apenas conhecemos, na verdade todos juntos somos uma familia...

Beijokas Sarita para toda a familia
;0))))))))))))))))))))))))

paulofski disse...

Realmente essas data andam um pouco confusas! Resta-me ir na corrente e desfrutar a ocasião.

Feliz ano novo

Sara disse...

FM
é bom que o Natal não seja todos os dias, para que possamos dar-lhe o devido valor. O que acontece todos os dias, passa a ser um hábito e deixa de ser uma comemoração.

Suzana
que bom é...ler-te!
Mesmo não estando ao nosso lado, há sempre pessoas por quem se sente um enome carinho...

Paulofski
Os antigos cristãos deixaram-nos com as datas todas trocadas...

liamaral disse...

Realmente... celebremos pelo menos com um espirito de festa e harmonia, seja lá que festa for!
:) Beijinho