quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Lágrimas de Crocodilo

Quem nunca usou ou pensou na expressão "lágrimas de crocodilo" referente a alguém cujo choro ou lamentação apenas tinha como intenção manipular alguém ou conseguir a todo o custo atingir um objectivo? Mas qual a origem desta designação????
Os crocodilos não são suficientemente simpáticos para chorarem de emoção, mas quando engolem as suas presas derramam lágrimas, não por pena delas mas porque enquanto abrem a mandíbula comprimem a glandula lacrimal, derramando pequenas lágrimas. Existe também uma referência antiga de Plínio (mas muito pouco provável, no meu ponto de vista), um historiador romano segundo a qual os crocodilos do rio Nilo fingiam chorar e soluçar para atrair as suas vítimas...

4 comentários:

joana disse...

Talvez a expressão tenha mesmo tudo haver...Infelizmente hoje em dia existe muita hipocrisia.
Os crocodilos choram não porque tenham sentimentos,mas porque a abertura das suas mandibulas os obrigam a isso.
Mas há pessoas que,que conseguem derramar lagrimas sem as sentirem verdadeiramente.
Beijinhos para voces

paulofski disse...

É de facto assim.

Quem deles faz fama, sem proveito, pela hipocrisia e falsidade de sentimentos que demonstra, torna os crocodilos uns seres muito simpáticos e verdadeiros.

Beijinhos nossos

FM disse...

Detesto crocodilos... e lágrimas, exceptuando as de "auto-purificação".
Beijos... e Continua a "ensinar-nos".

liamaral disse...

É sempre óptimo vir aqui ao teu cantinho e aprender coisas tão interessantes! Bem sei que agora a Vida mudou, mas sempre que possas não deixes de nos "encantar"!
: Beijinho