
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
A papisa

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Lágrimas de Crocodilo
Os crocodilos não são suficientemente simpáticos para chorarem de emoção, mas quando engolem as suas presas derramam lágrimas, não por pena delas mas porque enquanto abrem a mandíbula comprimem a glandula lacrimal, derramando pequenas lágrimas. Existe também uma referência antiga de Plínio (mas muito pouco provável, no meu ponto de vista), um historiador romano segundo a qual os crocodilos do rio Nilo fingiam chorar e soluçar para atrair as suas vítimas...
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Bocejo Inconveninte

- bocejamos quando há um aumento do dióxido de carbono e o bocejar leva a pessoa a obter maior quantidade de oxigénio. Segundo esta teoria, é por isso que bocejamos mais quando estamos rodeados de pessoas num ambiente fechado.
- é um residual da evolução humana, pois parece que os nossos ancestrais faziam uma espécie de bocejo para mostrar aos rivais os dentes, sendo este um ritual de confronto.
- é um alerta inconsciente para situações de tédio ou cansaço.
Mais recentemente, alguns cientistas acreditam que bocejar aumenta a concentração, atenção e clareza mental, precisamente por permitir que haja mais afluxo de oxigénio no sangue. Não é por acaso que quando se tem sono ou quando se está a fazer algo importante se boceje. Quanto ao intrigante "contágio" de bocejos, os mesmos cientistam defendem que é para aumentar a concentração do grupo, isto é por empatia. É interessante que os cães também se deixam contagiar pelo bocejo humano. Outro estudo surpreendente, revela que quanto mais quente está a pessoa ou o ambiente ao redor da mesma, mais tendência tem para bocejar, revelando que o cérebro funciona melhor quando está frio.
Talvez seja por isso que nos países quentes se boceje mais e trabalhe menos...
Subscrever:
Mensagens (Atom)