domingo, 27 de julho de 2008

A Cor da Lua

Como é o comum saber, a lua passa por várias fases: cescente, cheia, minguante e nova. Mas já alguém ouviu falar da Lua Azul? Este é um fenómeno raro, que acontece a cada 35 anos e que se refere à Lua Cheia que ocorre 2 vezes no mesmo mês. No ano passado (2007), este fenómeno ocorreu nos meses de Janeiro e Março. Para que se saiba, a lua não muda de cor, apenas se designa assim porque os mais supersticiosos acreditavam que a segunda Lua Cheia no mesmo mês era especial e ao observá-la, alguns diziam que ela era azulada ou acinzentada, facto que deu origem à expressão "Blue Moon" em inglês para designar um acontecimento raro ou inexistente ou para falar de romantismo. Mas já foi possível a Lua poder ser vista com outra tonalidade, quando em 1883, um vulcão da Indonésia entrou em erupção, lançando tal quantidade de gases e poeiras para o ambiente, que no horizonte se podia observar a lua em tons de azul um pouco por todo o mundo, durante 2 anos.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Doenças com Expressão

Compreender e expressar devidamente as emoções, pode ser o primeiro passo para prevenir algumas doenças que nos afectam da forma mais vulgar...é só pensar um pouco e sentir o que é que está aí a mais ou a menos.
O truque consiste em fazer uma ligação do órgão ou da zona dorida à sua função e depois, comparar essa mesma função à vida comum. Por exemplo: as pessoas que têm frequentemente dores na zona da garganta ou problemas de voz, muitas vezes reprimem o que gostariam de dizer. Engolem "muitos sapos" ou exprimem-se de uma forma desequilibrada, não dizendo o que sentem de verdade e falam sempre da vida alheia. Aquelas pessoas que têm problemas nas pernas, podem estar a atravessar uma fase (ou estiveram durante muito tempo) na qual não sabem o que querem da vida, isto é, para onde vão, qual é o seu verdadeiro caminho. Já aquelas pessoas que não digerem bem as emoções, também não podem digerir bem os alimentos, logo, os problemas de estômago surgem frequentemente. E isto é válido para tudo, mas de forma moderada, é claro.
Ouço mal: o que é que não quero ouvir??? A esposa chata, a mãe exigente???
Vejo mal: o que é que teimo em não querer ver??? Aquela traição, o roubo que a minha irmã faz todos os dias???
Doem as costas. Que peso ando a carregar??? Doi o lado direito: ando com conflitos internos que me sobrecarregam??? Lado esquerdo: ando com responsabilidades a mais sem tempo para mim????
E a si??? O que tem doído ultimamente???