terça-feira, 22 de abril de 2008

Olhos em Bico

É curiosa a diversidade racial que existe. Os orientais distinguem-se perfeitamente dos ocidentais, quanto mais não seja devido ao formato dos olhos. Mas o que terá levado a Natureza a "rasgar" um pouco mais os olhos orientais? Tudo indica que seja o resultado da adaptação evolutiva dos mongois, povo do qual descendem alguns povos do oriente, como os chineses, japoneses, tailandeses... De acordo com teorias científicas, pelo menos as mais actuais, o espaço entre a pálpebra superior e inferior é menor nestes povos, uma vez que os seus ancestrais mongóis habitavam uma área gelada no Norte da Ásia há cerca de 10 000 anos. No fundo, este formato de olhos desenvolveu-se por ser vantajoso, já que permitia a redução de luminosidade reflectida pela neve. Como se sabe, a radiação ultravioleta reflectida pela neve, pode causar diversas lesões nos olhos, daí que os olhos mais rasgados sejam fruto da selecção natural.
Já agora, a título de curiosidade, é precisamente esta característa ocular dos Mongóis que terá dado origem à designação Mongolismo, uma alteração genética relacionada com a existência de um comossoma a mais (trissomia 21). Uma das características que o doente apresenta, é precisamente uma face mais orientalizada com os olhos mais oblíquos. Neste momento é considerado um termo inadequado por ser depreciativo.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Fenómeno Polar

Se tem insónias, procure viajar para um país como a Suécia, Finlândia ou Islândia. Parece que por lá, é possível assistir a um fenómeno que requer que se esteja com os olhos bem abertos: Aurora Boreal. Antes de mais, esta designação deve-se à união de dois nomes de Deuses. Aurora, deusa grega do alvorecer e boreal, que surge do deus grego dos ventos fortes, Bóreas. A designação de Aurora boreal apenas existe no Pólo Norte, pois no Pólo Sul é designado por Aurora Austral, apesar da explicação do fenómeno ser a mesma. O que acontece é que se forma no céu uma luminosidade difusa, que pode ser vista quando o sol está abaixo da linha do horizonte. O Sol emite uma grande quantidade de partículas electricamente carregadas, prótons e elétrons, originando o vento solar. Ao atingir as altas camadas da atmosfera da Terra, essas partículas electrizadas são capturadas e aceleradas pelo magnetismo terrestre, que é mais intenso nas regiões polares. Essa corrente eléctrica colide com átomos de oxigénio e nitrogénio - num processo semelhante que permite acender uma lâmpada florescente. Esses choques produzem radiação em diversos comprimentos de onda, gerando assim as cores características da aurora, ou seja, tonalidades fortes e cintilantes que se estendem até 2000 quilómetros.Enquanto a luz emitida pelo nitrogénio tem um tom avermelhado, a do oxigénio produz um tom esverdeado ou também próximo do vermelho. Há países onde a insónia pode recompensar...

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Crânio de Cristal

Se pensa que é um crânio, então procure explicar este mistério arqueológico. No século passado, nos anos 20, dois arqueólogos encontraram na actual região de Belize (pequeno país que faz fronteira com o México) uma antiga cidade perdida que denominaram de "cidade das pedras caídas". Após algumas escavações, descobriram um crânio de tamanho natural, representativo do sexo feminino mas... em cristal. Foi precisamente este facto que levantou e levanta ainda inúmeras questões. O crânio foi supostamente esculpido em cristal quartzo, é capaz de emitir sons e luz de acordo com certas posições planetárias, sendo possível projectar imagens holográficas de golfinhos, naves e paisagens desconhecidas no seu interior. Mas vários factores levantam o véu do mistério: em primeiro lugar como terá sido esculpido, uma vez que o desenho do artefato sugere conhecimentos de óptica incrivelmente avançados e uma extraordinária técnica de lapidação; segundo, tudo indica que foi esculpido contra o eixo natural do cristal (o que provoca automaticamente um estilhaço do mesmo) e sem utilização de qualquer objecto metalico para o corte; terceiro, testes afirmam que esta peça data do período 1000 a. C.; quarto, independentemente da temperatura a que é submetido, permanece sempre com 21,11 graus Celcius; por último, é afamado por possuir poderes sobrenaturais (o que não surpreende, afinal era utilizado em rituais sagrados e de adivinhação pelo povo Maia e o próprio cristal quartzo é conecido pela sua capacidade energética). Atá à data foram encontrados pelo menos 7 crânios idênticos, todos eles entre o México e o Perú. E por fim, mais um pequeno detalhe, às vezes a parte frontal fica enevoada, outras fica clara, como se o espaço interior desaparecesse num vácuo. Pode escurecer totalmente, em 5 minutos apenas e, há momentos em que são rodeados por um brilho misterioso. E esta hein???

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Afasta a Chuva

Não deixa de ser um fenómeno interessante observar a chuva a cair do céu..mas dentro de casa. E não há nada como ter de sair de casa num dia molhado...com um guarda-chuva. Mas afinal quem se lembrou de inventar tal objecto? Não se sabe ao certo a sua origem, mas estão descritos na história desenhos de guarda-chuvas datados do séc. 340 a. C. Estes não eram usados com a mesma finalidade de hoje. Serviam para caracterizar certas cerimónias, sobretudo no Egipto, Grécia e China. O objecto difundiu-se ao longo das séculos pela Ásia e era usado para proteger as senhoras dos raios solares. Apenas no séc. XVIII é que foi introduzido na Europa por um senhor Inglês, que adaptou o seu uso contra a chuva (nada de espantar...na Inglaterra não são necessários objectos para proteger do sol). Também foi na Europa que os homens o passaram a usar, já que até aí, o guarda-chuva era para uso exclusivo do sexo feminino. Entretanto, parece que ao longo dos próximos dias, daremos graças por esta invenção. Bom proveito!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Ver para Crer

Aquela expressão do "ver para crer" nem sempre pode ter lugar, pois nem sempre aquilo que vemos é a verdade. O exemplo disso está todos os dias acima de nós, no céu. Quando olhamos para uma estrela não temos consciência que estamos literalmente a olhar para o passado. Na realidade, a luz de cada estrela já foi emitida há milhares de anos, porque a luz viaja a uma velocidade de 300 000 Km/s e como só podemos ver a luz das estrelas depois da luz emitida ter chegado aos nossos olhos, passam-se milhares de anos até que tal aconteça. Mas o interessante é que muito provavelmente, grande parte das estrelas que observamos actualmente já nem existe, então, não só olhamos para o passado como olhámos para uma ilusão!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Cérebro Inteligente

Então quem é que nunca sentiu cócegas???? Quase todos nós já soltamos umas boas gargalhadas enquanto um engraçadinho qualquer nos fazia cócegas, porém o efeito já não é o mesmo se for a essoa a fazer cócegas a si mesma!! É que o nosso cérebro é mais inteligente do que pensamos. O efeito das cócegas serve para nos prevenir que algo estranho está em contacto com o nosso corpo, como por exemplo um insecto. Como o cérebro, mais propriamente o cerebelo, não está a par desta sensação intrusa, faz com que seja produzida uma sensação de comichão no local "afectado". No entanto, se tentarmos fazer cócegas em nós mesmos o cérebro já sabe, ou seja, já está a par do nosso truque e não se deixa enganar...experimente!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Não é Mentira!

Este dia das mentiras, está relacionado com um texto que escrevi há uns bons dias, isto é, com o calendário gregoriano. Quando, no séc. XVI, o Papa Gregório XIII alterou o calendário, uma das modificações introduzidas alterou o dia de comemoração do Ano Novo. Se actualmente ainda seguíssemos o calendário Juliano, o Ano Novo teria sido celebrado no dia do Equinócio da Primavera (21 de Março). Esta alteração veio mudar muitos costumes, facto que em França, no mesmo século anteriormente referido, veio fomentar imensos problemas entre a população. Quando o rei decide fazer as alterações de calendário "sugeridas" pela Igreja, houve quem ignorasse e continuasse a fazer as celebrações de início de ano entre o da 21 de Março e o dia 1 de Abril (outro costume de celebrar um facto por vários dias). Com o tempo, estas pessoas mais resistentes começaram a ser ridicularizadas e alvo de enganos, já que eram muitas vezes convidadas para festas de passagem de ano que não existiam, eram enviados presentes, mas com motivos de gozo. Então, este suposto último dia de celebrações, passa a ser conhecido pelo dia dos tolos ou dos enganados. Em Portugal, é o famoso "Dia das Mentiras". Estas devem ser realizadas até à meia-noite e consta-se que quem se zangar com uma partida, terá má sorte no resto do ano...também se diz por aí, que um homem qe case neste dia, será controlado pela esposa...será verdade?