segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Tempo a Mais

Estamos num ano bissexto, isto é, temos mais um dia para gozar no mês de Fevereiro... mas ao contrário do que muitos possam pensar, o dia "a mais" não é o 29 mas sim o 24, pois o Papa Gregório, que implementou o nosso calendário (Gregoriano) pretendia que naquele ano de 1582, em que teve início a contagem dos anos bissextos, a Páscoa incidisse no equinócio de Verão. Agora, porquê que se chama "Ano Bissexto"???? Porque os romanos colocavam nomes aos dias. O primeiro dia de cada mês seria Calendae e os últimos dias designavam-se de acordo com o tempo que ainda faltava para o primeiro dia do mês seguinte. Assim, o dia 23 de Fevereiro seria o 7º dia antes da Calendae de Março, o o 26 de Fevereiro seria o 4º dia antes da Calendae de Março, por exemplo. Ora como o dia que se duplica é o 24 dia de Fevereiro, ocorrem 2 vezes o 6º dia antes da Calendae de Março, daí o nome Bissexto. Confuso??? E outro pormenor muito importante é que se associa ao ano bissexto uma quantidade enorme de mitos, embora tenha exstido uma tradição interessante na Escócia. Nos anos bissextos eram as mulheres e não os homens que escolhiam quem queriam para marido. E se o cavalheiro não aceitasse tinha que pagar uma multa.Bons velhos tempos...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Descobrir Mentiras

Quem nunca mentiu levante a mão!!! Ninguém levanta a mão? Pois...é que segundo algumas estatísticas, mentimos cerca de 200 vezes por dia. Claro que são mentiras inocentes, do género "essa roupa é linda", não estás nada mais gorda", "atrasei-me no trânsito". Estas mentiras são sociais e como tal são também aceitáveis. O que interessa mesmo são as Outras mentiras, aquelas que gostaríamos mesmo de detectar.Na verdade existem técnicas para avaliar se as pessoas estão ou não a dizer a verdade. Quando é que devemos desconfiar??? Bem, quando alguém nos mente, tem tendência a repetir a pergunta que foi colocada (para ganhar tempo para pensar), coloca objectos à frente (para se sentir mais segura), uma ou as duas mãos tendem a tocar na cara (forma inconsciente de "calar" a boca para não falar demais), tenta mudar de assunto (para sair do assunto perigoso), acrescenta muitas informações (para convencer mesmo que não é mentira) e enquanto fala olha para cima e para a direita, no caso de escrever com a mão direita ( porque o lado direito do cérebro é o lado criativo, o que significa que a pessoa está a "criar" uma resposta). Claro que a nossa intuição também tem voz no assunto e não há nada como confiar nela. Agora só nos mentem se deixarmos!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A Origem do Aniversário

E porque todos os dias se celebra, pelo menos, um aniversário no mundo, é interessante saber qual a origem desta festividade. A palavra "aniversário" é de origem latina proveniente da união dos vocábulos annus (ano) e vertere (voltar), sendo então "aquilo que volta todos os anos". Esta celebração tem início na Gréca, onde todos os anos se homenageava a Deusa da caça, Artémis, com um bolo e várias velas para simbolizar o luar. Este costume chega à Europa (Alemanha) na Idade Média, onde os camponeses celebram o aniversário das crianças com um bolo, o número de velas correspondente à idade da criança e uma vela a mais para simbolizar a luz da vida. Tudo isto era realizado ao amanhecer, quando a criança acordava...Ainda bem que agora é mais à noite, senão muitas pessoas bem-intencionadas podiam ficar com o bolo...na cara!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Desenhos Traidores

Quem é que nunca desenhou símbolos enquanto ouvia um professor aborrecido ou um telefonema interminável? E pensam que esses símbolos desenhados são assim tão inocentes? Pois não são! Nestas alturas de distracção, o nosso inconsciente vê uma janela de oportunidade para se manifestar e revelar algo sobre os nossos desejos, medos, ansiedades ou características. Desenhar espirais, pode indicar que a pessoa gosta de se fazer rodear por grupos e ser líder; já desenhar olhos, pode significar que a pessoa é curiosa ou que está à procura de uma solução para uma preocupação; as linhas rectas revelam pessoas práticas e objectivas, que vão directas ao assunto sem floreados, ao contrário de quem desenha flores, cuja sensibilidade leva a romancear a vida; os círculos evocam necessidade de se fechar no seu mundo...concerteza já terá sofrido uma decepção; se desenha constantemente o próprio nome, bem provavelmente é porque está a precisar que lhe dispensem mais atenção ou apenas está demasiadamente importado consigo mesmo...Provavelmente é melhor não ter cadernos nem lápis por perto. Nunca se sabe o que o desenho vai reflectir!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Mistério da Esfinge

Como sabem, nas areias egipcias de Gizé, encontra-se um miserioso monumento com cara de mulher e corpo de leão. Sem que seja necessário olhar com muita atenção, salta à vista a ausência de nariz deste rosto. Então, a pergunta que se coloca é: como é que este gigante nariz desapareceu?Podem pensar que são os efeitos do clima ou da passagem do tempo ou até mesmo de uma forte trovoada, mas não! O culpado desta anomalia é...Napoleão. Pois é! Este senhor, na guerra contra s ingleses no Egipto errou o alvo...Acontece!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Encantamento de Amor

Neste dia, não posso deixar de partilhar um antigo encantamento cigano para atrair o Amor. É extremamente simples, mas deve ser feito com determinação e sem pensar em ninguém em especial. O material necessário??? Uma pena branca, o perfume que se usa habitualmente e...fé! Mergulhar a pena no perfume e escrever no peito, na zona do coração AMOR. E pronto, preparem-se para encontrar todo o tipo de Amor. Boa Sorte!

Segundo reza a lenda, em tempos muito remotos, um imperador tirano, preocupado com a defesa do seu império, resolve proibir a realização de casamentos entre os jovens casadoiros. Ele achava que se os jovens soldados não tivessem família lutariam com mais amor e bravura em qualquer batalha, aumentando a hipótese de vencer. Mas não existem forças que possam deter o Amor... Contra qualquer ordem superior, um dos bispos da região continua a celebrar matrimónios, facto que lhe valeu uma condenação à morte. Este bispo é nosso conhecido. O seu nome é Valentine e a sua audácia ainda hoje é celebrada...

Bom S. Valentim...com qualquer tipo de Amor!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Assobiar

O acto de assobiar pode parecer perfeitamente natural, no entanto, reza a lenda, que o assobio ou aqueles estalidos que se fazem com a boca, são uma forma inconsciente de chamar a atenção, não só das pessoas como de entidades espirituais que podem ser positivas ou não. É por este motivo que o assobio não é lá muito bem visto na sociedade. Agora...é preciso pensar duas vezes antes de ssobiar "àquela" beldade.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

O Efeito das Palavras

Sussurra-se por aí que tudo está interligado, que somos o resultado de uma energia comum que nos une por fios invisíveis. Mesmo os cientistas recorrem à explicação de um fenómeno para explicar como uma simples acção pode desencadear efeitos gigantescos a longo prazo. Chamam-lhe "O Efeito Borboleta", pois acredita-se que o simples bater das asas de uma borboleta num ponto do mundo, pode desencadear um tornado no ponto oposto... Podes então imaginar o teu poder? O poder do teu sorriso, do teu gestos, das tuas palavras?

A Alquimia do Blogue

A Tábua de Safira inspira-se na ancestral Tábua de Esmeralda. Pretende-se com este blogue partilhar um conjunto de informação que permita Transmutar alguns pontos de vista, Imortalizar histórias e contribuir para que não sejamos meros homunculus.